Nichos de Mercado: Informática, Tecnologia e Internet

Existem múltiplas formas de rentabilizar este nicho de mercado, e também algumas estratégias que são indispensáveis a quem procura uma rentabilização eficiente, efetiva e ao mesmo tempo constante ou crescente.

Conversões levam tempo

Neste nicho de mercado muitas vezes trabalhamos com programas de afiliação que pagam por venda, ou seja, programas que promovem produtos específicos para o setor de informática, tecnologia e internet, e que pagam ao autor uma percentagem fixa do valor das vendas.
No entanto é necessário ter em conta que a taxa de conversão geralmente demora um certo tempo. Até chegar à rentabilização com determinados programas de afiliação, um bom tempo é gasto experimentando diferentes opções, analisando taxas de conversão e procurando as melhores soluções para os sites. Tenha em mente que a partir do momento que inicia-se um programa de afiliação em um blog, isso não significa começar a vender imediatamente.

Promoção de links ao iniciar

Uma das coisas mais eficientes em programas de afiliados são os links de texto. Especialmente na área da tecnologia, onde é possível utilizar inúmeros programas de rentabilização para produtos eletrônicos. A utilização de links de texto é uma atitude essencial na sua estratégia a médio e longo prazo. À medida que um blog ou site vai sendo construído, recomenda-se utilizar links específicos para produtos. Embora esses links não acarretam taxa de conversão nos primeiros meses de um blog ou site, pela falta de tráfego e indexação, os mesmos podem ser rentáveis num planeamento à médio e longo prazo, uma vez que funcionam como pontes para os produtos.

Escolha bons produtos

Uma regra essencial aos que pretendem lucros significativos em programas de afiliação de produtos tecnológicos: A escolha de bons produtos que geram tráfego e em consequencia lucros.

Analisando os produtos

Fazendo uma análise profunda a um determinado produto, a possibilidade de conseguir elevar seus lucros aumenta drasticamente, por inúmeros motivos:

* leitores podem vir a gostar do produto e consequentemente comprá-lo.
* visitantes encontram o seu artigo através dos mecanismos de busca pois procuram uma boa análise do produto, e acabam clicando em seus links para  adquiri-lo;
* um produto analisado e comparado com o dos concorrentes, leva a excelentes taxas de conversão.

Vários autores de blogs de tecnologia, informática e internet, recebem produtos de empresas reconhecidas do mercado, com o intuito de escreverem análises e ajudarem na promoção do produto em sí. Quanto mais sincera e profunda for a análise, maior é a probabilidade dos leitores confiarem na sua opinião e recomendações, o que de forma indireta leva a mais vendas.

Promoção de produtos semelhantes

Não menos importante no sentido de rentabilização do nicho de mercado de informática, tecnologia e internet, é a relação que existe entre produtos. Se  promovo um determinado produto dentro do mesmo segmento, é muito provável que o usuário independentemente do modelo que compre, faz o pedido através do seu link ou banner de afiliação.

Rentabilizar um nicho de mercado como o da informática, tecnologia e internet pode parecer complicado, mas não é. Embora exista uma grande variedade de pessoas que sabem bem o que querem e onde comprar, existem também muitos usuários que estão perdidos procurando informação sobre produtos, materiais, promoções, ofertas e locais interessantes para aquirí-los. Analisaremos diferentes programas de rentabilização para sites e blogs dentro do nicho de mercado da informática, tecnologia e internet.

Google Adsense

O Google Adsense se encaixa muito bem em sites de tecnologia e informática por existirem milhares de anunciantes na área. São impressos milhares de anúncios diferentes todos os dias.

Amazon

A Amazon é seguramente um dos programas de afiliados mais interessantes neste tipo de mercado. Além de comercializar praticamente todo o tipo de produtos, a Amazon oferece múltiplas opções aos seus afiliados, como colocar produtos em páginas de catálogo e links de texto.

Lojas Americanas

O programa de afiliados da Americanas funciona basicamente como o da Amazon. Você lista produtos, e recebe uma comissão fixa por venda, que varia conforme o produto. É um programa interessante de se utilizar quando deseja diversificar a oferta e também uma oportunidade de experimentar várias formas de rentabilização até encontrar o programa que lhe ofereça a maior comodidade.

Dell

Um dos melhores programas de rentabilização do mercado de tecnologia. Não só por estar associado à segunda maior empresa de venda de computadores do mundo trazendo credibilidade, mas também por oferecer um valor muito acima da média. A DELL é conhecida mundialmente pela comercialização de notebooks, desktops, smartphones, entre outros.

Mercado Livre

O Mercado Livre é um dos programas de afiliados mais utilizados por blogueiros e webmasters. Além de ser uma empresa com mais de 10 anos de mercado e um enorme catálogo de produtos, oferece altas comissões sobre as suas vendas e cada registro ou cadastro ativo.

Submarino

O Submarino assim como o Mercado Livre é muito utilzado por blogueiros e webmasters. Comercializa tudo, desde livros, material de informática, software entre outros.  Com comissões que variam dependendo da categoria do produto é seguramente uma grande oportunidade para todos aqueles que têm ou pretendem ter blogs sobre tecnologia, informática e internet.

UOL

O UOL afiliados funciona basicamente como o Google Adsense. A grande vantagem é que ele pode ser um excelente complemento de contexto caso o Google Adsense não esteja trazendo os lucros e receita que deseja, ou vice-versa. É também uma oportunidade para todos os blogueiros ganharem comissões com links de texto e comercialização de banners publicitários a anunciantes dentro do nicho de mercado.

Depois de decidir quais são as melhores formas de rentabilização a utilizar no seu blog sobre tecnologia, informática e internet, chega o momento de pensar nos posicionamentos e na forma como extrair o máximo rendimento do seu tráfego,Vamos analisar alguns exemplos e formas de rentabilização que realmente funcionam seguindo os exemplos tratados acima.

Google Adsense ao lado dos conteúdos

Embora o Google Adsense seja extremamente funcional em determinados blogs e em outros nem tanto, muito desse rendimento depende não só do layout do blog, mas também da forma como os anúncios são posicionados além de seus formatos, cores e nível de contexto que eles recebem enquanto integrados no blog. Abaixo alguns exemplos práticos e rentáveis aos que têm blogs sobre tecnologia:

Um posicionamento junto aos conteúdos principais de um blog é uma excelente forma de fazer com que o leitor acabe lendo toda a informação disponível, especialmente se tiver encontrado o blog através dos mecanismos de busca. É também uma estratégia interessante, porque se posiciona acima da linha de visão do leitor, em um local estrategicamente pensado para a máxima rentabilização.

O mesmo aplica-se aos conteúdos propriamente ditos. Tendo a publicidade no topo, lado a lado com o conteúdo, o leitor não se perde na leitura, e mais tarde, caso considere interessante, poderá visitar um dos links patrocinados. Esta é uma estratégia muito eficiente quando se trata principalmente de visitantes que procuram por informações complementares sobre determinados produtos.

Outro princípio que poderá funcionar muito bem no seu blog, seria colocar blocos de anúncios no fim dos conteúdos. Uma vez que é importante não destruir a atenção do leitor enquanto lê os seus artigos, colocar anúncios no fim dos artigos pode ser uma excelente porta de saída para os leitores, que após terem terminado a leitura, podem encontrar em dos links patrocinados a informação complementar que procuravam, gerando maior receita.

O posicionamento de links de texto junto de um grupo de conteúdos pode ser também uma excelente fonte de receita. Além disso poderão ser autênticas portas de saída para os leitores mais curiosos que procuram informação específica sobre outros assuntos relacionados.

Banner junto de informações complementares

A colocação de banners publicitários, sejam eles sobre produtos ou não, posicionam-se de forma semelhante ao Adsense, ou juntamente dos conteúdos relacionados.

Um posicionamento deste tipo, permite ao usuário, depois de ler o conteúdo, procurar informações complementares caso não esteja satisfeito. Além disso, o usuário pode ser brindado com um programa de afiliados que promova produtos tecnológicos, promoções ou algo semelhante. Uma vez que o final do artigo pode ser uma porta de saída para outra página.

Uma outra forma poderia ser colocar no topo do seu blog um bloco que contenha de um lado os artigos mais discutidos do momento, e do outro um bloco de anúncios do Google Adsense ou de um programa de afiliação que esteja sendo bem aceito no seu site. Os artigos mais discutidos são geralmente um alvo para muitos leitores que procuram saber quais os assuntos mais relevantes em um determinado período.

Recomendação de livros relacionados

a Amazon assim como outros programas de afiliados que comercializam livros como as Lojas Americanas e o Submarino, podem ser um excelente complemento em um blog direcionado para a tecnologia, informática e internet. Quanto mais interessante for o conteúdo, maior é a probabilidade de os usuários acabarem adquirindo um livro como forma de complementar a informação lida anteriormente em um artigo. Especialmente quando se fala de linguagens de programação e websites, por exemplo.

A inserção de produtos recomendados no fim dos artigos é uma excelente forma de obter uma receita recomendando produtos relacionados aos tópicos em questão, e que geralmente atendem às necessidades dos seus leitores ou visitantes.

A utilização de produtos dos diferentes afiliados, e promovê-los junto de conteúdos revelantes, como os backlinks de um determinado artigo podem ser uma excelente forma de levar o seu leitor a sair do seu blog e do seu artigo, comprando um produto ou clicando num determinado anúncio.

Utilizando links de texto para divulgação de produtos

Utilizar links de texto dentro dos seus conteúdos, apontados para produtos específicos pode ser uma excelente forma de rentabilização. O mesmo se passa com a criação de páginas que listam produtos, num formato de ranking ou popularidade.
Exemplificando utilizando os links do programa de afiliados da Amazon, a conversão é interessante uma vez que está direcionado de acordo com o público alvo da página.

Vários Banners

Existem ainda outras formas de rentabilização para sites de tecnologia e informática, através de múltiplos banners publicitários, que podem ser alugados mensalmente, ou utilizados com programas de afiliados diversos e que paguem relativamente bem no nicho de mercado específico.
Caso ainda não tenha tráfego suficiente para comercializar espaços publicitários, considere utilizar programas de afiliados temporariamente.

Outros

Existem outras formas de tentar rentabilizar o seu blog de tecnologia, através da colocação de banners publicitários discretos no final ou mesmo dentro dos seus conteúdos. Banners que apelam à compra, seja ela de produtos específicos ou produtos em modalidades de pagamentos mensais, geralmente atrativos para uma grande porção dos usuários, levando o leitor à página da empresa de comércio electrónico, registrando o seu cookie de afiliado, o que por vezes acaba por se traduzir em vendas a curto e médio prazo.

Conclusão

Existem inúmeras formas de rentabilizar o nicho de mercado dos sites e blogs sobre tecnologia, informática e internet, através de múltiplas fontes de rendimento, nomeadamente o GoogleAdsense, Programas de Afiliados, Amazon, entre outros. Os posicionamentos têm um papel fundamental no resultado das receitas do blog, é importante que tenha noção de como e onde colocar os seus anúncios estratégicamente.
Quanto mais contextualizados e bem posicionados os seus anúncios estiverem, maior é a probabilidade de aumento do seu tráfego!

Deixe seu comentário!

About these ads

Sobre Sidney

Uma pessoa extremamente tímida, de hábitos caseiros. Em razão de uma disfunção nos ouvidos evito aglomerações ao sair de casa. Apesar disso levo minha vidinha simples mas sempre na esperança de dias melhores. Atualmente desempregado estou cursando técnico em informática no Senac e divulgando um sistema o qual faço parte baseado em Marketing on-line que a cada dia aumenta sua base de afiliados e está sendo muito bem sucedido no nicho de mercado chamado ganhar dinheiro na internet.
Esse post foi publicado em Marketing, Nichos de Mercado, Programa de Afiliados e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s